Trabalho
TRABALHO REALIZADO POR:
José Oliveira Nº 32609
Antonio Moreira Nº
Carlos Cunha Nº
Carlos Peixoto Nº
INTRODUÇÃO
Os sistemas de Bombas de Calor, transferem calor de um ambiente para outro, através de um fluido frigorígeno. As Bombas de Calor constituem também uma solução de Aquecimento económica, sendo que, são reconhecidas como tecnologia de aquecimento renovável.
No modo de arrefecimento, as Bombas de Calor, funcionam transferindo o calor de uma divisão ou espaço interior para o ar exterior, arrefecendo a área interior. Inversamente, as Bombas de Calor são capazes de extrair calor latente do ar exterior (mesmo quando a temperatura exterior é tão baixa quanto -20°C) transferindo-o para o interior, para aquecer os espaços.
Historia das bombas de calor
A origem das bombas de calor remonta a 1824 no estabelecimento dos conceitos de ciclo e reversibilidade por Carnot e pela concepção teórica posterior de Lorde Kelvin que define que um gás pode comportar-se ciclicamente, comprimido e expandido, produzindo frio e calor.
A crise do petróleo e a subida de preços de combustíveis a partir de 1973 impulsionou as pesquisas de novos equipamentos de alta eficiência com o objectivo de baixar os custos de aquecimento nos processos industriais e domésticos, o que possibilitou o desenvolvimento da bomba de calor. Nessa altura concluiu-se que, em muitos casos, seria bastante mais interessante captar calor de uma fonte fria do que produzi-lo directamente, ou seja, utilizar uma bomba de calor em vez de uma caldeira, por exemplo. As bombas de calor, desde então, têm sido alvo de uma evolução muito positiva do ponto de vista tecnológico.
No início do século XXI a utilização de bombas de calor difundiu-se de uma forma muito significativa uma vez que, para além das enormes poupanças que proporcionavam, aumentaram as preocupações ambientais relacionadas com o facto de que queimando os combustíveis se emitem para a