Trabalho
Aluno: Bruno de oliveira Data: 09/03/2015
Professor: Rosana
Este documentário aborda de maneira simples as obras do arquiteto Zanini Caldas que sempre foi apaixonado por obras e serrarias.
Tanto que neste documentário relata sua forma de lhe dar com a construção, trazendo materiais de obras que foram demolidas, e a partir dai ele reutiliza estes materiais nas suas obras.
Apesar de este documentário ser de 1975 e ainda dizer que ele rebusca a arquitetura colonial e também utiliza dos materiais das construções das mesmas, ele apresenta características de arquitetura que são muito bem utilizadas nos dias de hoje, como por exemplo, a ampla integração da obra com a natureza, e utilizar todo seu espaço e ter um melhor aproveitamento da paisagem.
Hoje se utiliza muito isso em questões de iluminação, para que haja economia de energia, integra-se a obra junto a natureza de tal forma que receba iluminação solar constante.
Além de materiais que são reutilizados e que demonstra conceitos que são utilizados hoje para que se tenha uma construção de maneira sustentável
Algo que não se pode deixar de perceber é a maneira que ele integra a obra junto ao relevo da natureza, sem alterar seu espaço natural, a obra é projetada de maneira que ela acompanhe o relevo da região que será construída e a partir dai e pensada no modelo arquitetônico.
Zanini tinha uma visão diferenciada em relação aos seus projetos, e sendo assim conquistou o titulo de mestre da madeira, devido ao seu grande talento e sua abordagem em suas obras que acompanham o relevo e lembram obras do período colonial, mas não deixando de ser moderna até para os dias de hoje.