Trabalho
BASE DE DADOS
ACETATOS AULAS TEÓRICAS
Por Paulo Martins
AFG v1
3.1 Introdução aos Sistemas de Bases de Dados
Base de Dados
Uma vez que o constituinte central de qualquer sistema de informação é a sua memória (conjunto armazenado de dados), a “solução informática”, para qualquer organização, deve assentar num depósito integrado de dados – a base de dados.
Uma base de dados é, por definição, um conjunto organizado de dados, disponível a todos os utilizadores ou processamentos da organização que deles tenham necessidade.
Dados vs. Informação
Dados são apenas elementos ou valores discretos que, isoladamente, não têm qualquer valor, só se transformam em informação quando relacionados ou interpretados de alguma forma.
Para que possa ser utilizada como apoio eficaz à tomada de decisão nas organizações, a informação só tem valor se se verificarem, simultaneamente, algumas condições: actualidade, correcção, relevância, disponibilidade e legibilidade.
De entre as tecnologias da informação, a tecnologia das bases de dados tem, neste contexto, um interesse particular.
Sistemas de Gestão de Ficheiros
Os antecessores, em termos de evolução tecnológica, dos modernos sistemas de bases de dados foram os sistemas de gestão de ficheiros.
Utilizando sistemas de gestão de ficheiros, as organizações começaram por automatizar algumas das tarefas até aí realizadas manualmente.
Os processos continuavam a ser executados, no essencial, da mesma forma, só que mais rapidamente.
É vulgar encontrar situações de replicação de um mesmo documento, cada um deles com um destino e um processamento diferentes.
Os sistemas surgiam no panorama informático das organizações sem qualquer relação com os sistemas já existentes, constituindo “ilhas isoladas” entre si.
Os dados como são actualizados, independentemente, pelas respectivas aplicações, existem grandes