trabalho
A palavra "anemia" vem do grego e significa "ausência de sangue", onde A = privativo; Haima = sangue e Ia = estado.
Sinônimo : abatimento, debilidade, enfraquecimento, fraqueza.
O mecanismo fisiopatológico de desenvolvimento das anemias é a produção deficiente de hemácias ou o aumento da destruição dessas células
Anemia Ferropriva
Anemia ferropriva é aquela causada por deficiência de ferro. É o tipo de anemia mais comum, correspondendo a cerca de 90% dos casos.
O ferro é um nutriente essencial para o organismo, atuando principalmente na síntese das células vermelhas do sangue (hemácias) e no transporte de oxigênio para as células do corpo.
Os principais sinais e sintomas da anemia ferropriva são: Fadiga generalizada; Falta de apetite; Palidez da pele e das mucosas; Menor disposição para o trabalho; Dificuldade de aprendizagem nas crianças; Apatia.
Anemia Megaloblástica
A anemia megaloblástica é causada pela falta de vitamina B12 ou ácido fólico (vitamina B9). Neste tipo de anemia, a medula óssea produz glóbulos vermelhos grandes e anormais (megaloblastos).
Isso acontece porque, além do ferro, a medula óssea necessita tanto de vitamina B12 como de ácido fólico para produzir os glóbulos vermelhos.
Geralmente, a anemia megaloblástica deve-se à falta da vitamina B12 ou ácido fólico na dieta ou à impossibilidade de absorvê-los. A anemia por deficiência de vitamina B12 é chamada de anemia perniciosa.
Anemia Falciforme
Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração do formato dos glóbulos vermelhos do sangue, que se tornam parecidos com uma foice, daí o nome falciforme.
As membranas dessas células ficam alteradas e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Essa condição é mais comum em