Trabalho
Quando os tecidos são destruídos por essas lesões cuja as células não tem a capacidade de se regenerar, são preenchidos por uma cicatriz de tecido conjuntivo. Nesses casos a principal célula envolvida na cicatrização é o fibroblasto,que produz fibras e substâncias fundamentais.
Porque durante a cicatrização os fobroritos revertem o estado do fibroblasto e assim reativando sua capacidade de síntese. Na reparação da lesão os miofibroblas que são células assim conhecidas porque possuem características de fibroblastos e de células musculares lisas, e também possuem uma quantidade aumentada de actina e miosina, que em sua atividade contrátril é responsável pelo fechamento das feridas após suas lesões.
2. A Síntese de colágeno depende da expressão de vários genes e de vários eventos pós-translacionais. Portanto um grande número de condições patológicas são atribuídos a uma síntese anormal do colágeno. Cite exemplos dessas patologias e quais os tipos existentes de colágeno. Colágeno Tipo I: é o tipo encontrado mais comum, geralmente são encontrados em locais que resistem grandes tensões como, por exemplo, nos tendões, derme da pele, nos ossos e até mesmo na córnea. Este tipo forma fibras e feixes de colágeno.
Colágeno Tipo II: esse tipo de colágeno é encontrado em locais que resiste a grandes pressões, cartilagem elástica e hialina, discos vertebrais e nos olhos. Sua síntese ocorre no condroblasto. Morfologicamente não é possui distinguir do colágeno Tipo I.
Colágeno Tipo III: Abundando no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibras reticulares.
Colágeno Tipo IV: Esse tipo não se associa em fibrilas, tem a função de sustentação e filtração. Presente nos rins, na lâmina