Trabalho
FACULDADE TECNOLÓGICA DE GASTRONOMIA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO BRASIL
MACEIÓ, 2014
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
FACULDADE TECNOLÓGICA DE GASTRONOMIA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO BRASIL
MACEIÓ, 2014
INTRODUÇÃO
Vigilância Sanitária é o "conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde”. É uma contínua luta, individual e coletiva, para melhor adaptação do homem à natureza, pelo racional aproveitamento dos recursos naturais, pela proteção contra os riscos decorrentes do processo de produção e pela segurança no consumo de bens e serviços, ou seja, pela qualidade de vida.
Assim, entendemos que é de extrema importância a busca por uma perfeita integração das atividades desenvolvidas nos níveis federal, estadual e municipal.
HISTÓRIA
As atividades relacionadas à vigilância sanitária foram definidas, nos séculos XVIII e XIX, para evitar a propagação de doenças nos agrupamentos urbanos que estavam surgindo. A execução desta atividade exclusiva do Estado, por meio da polícia sanitária, tinha como finalidade observar o exercício de certas atividades profissionais, coibir o charlatanismo, fiscalizar embarcações, cemitérios e áreas de comércio de alimentos.
No final do século XIX houve uma reestruturação da vigilância sanitária impulsionada pelas descobertas nos campos da bacteriologia e terapêutico nos períodos que incluem a I e a II Grandes Guerras. Após a II Guerra Mundial, com o crescimento econômico, os movimentos de reorientação administrativa ampliaram as atribuições da vigilância sanitária no mesmo ritmo em que a base produtiva do País foi construída, bem como conferiram destaque ao planejamento centralizado e à