TRABALHO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-DCH-I
CURSO DE TURISMO E HOTELARIA
TAÍS DE JESUS LOBO
MALÊ DEBALÊ: CONTRIBUIÇÕES PARA A CULTURA E O TURISMO EM SALVADOR
Salvador
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CULTURA E TURISMO
2.1 Turismo no Brasil
2.2 Turismo em Salvador
3 BLOCOS AFROS
3.1 A criação dos grupos carnavalescos
3.1.1 Ilê Aye
3.1.2 Ara Ketu
3.1.3 Olodum
3.1.4 Muzenza
3.1.5 Malê Debalê
4 MALÊ DEBALÊ
4.1 Itapuã
4.2 Atuação do Malê Debalê
4.3 Grupo Cultural Malê e perspectivas para o turismo
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 CULTURA E TURISMO
O turismo faz uso da cultura como grande ponto positivo para atrair turistas pra um determinado local, segundo (PÉREZ, 2009. p 105), a cultura é entendida em três perspectivas. A perspectiva antropológica de cultura entende a cultura com impregnada em tudo; a sociológica entende a cultura como um campo de ação específico juntamente com outros – economia, política –, que estão estratificados de acordo com determinados critérios. Já a perspectiva estética descreve a cultura como atividades intelectuais e artísticas como, por exemplo, a música, a literatura, o teatro, o cinema, a pintura, a escultura e a arquitetura.
O turismo não se desvincular da cultura, pois não existe turismo sem cultura, todo tipo de turismo é cultural, assim como afirma (PÉREZ, 2009. p 108),não pode existir turismo sem cultura, daí que possamos falar em cultura turística, pois o turismo é uma expressão cultural.
O turismo cultural implica em questões econômicas assim também como de preservação do patrimônio, como museus e locais históricos e monumentos. O patrimônio cultural é a representação simbólica dos valores, crenças dos grupos humanos são recursos herdados. O turismo usa-se desses valores e crenças quando, possibilita aos visitantes visitações a exposições de arte, música, a monumentos que envolvem valores históricos e culturais.