trabalho
hidrogênio em água. Em verdade, tanto o sulfeto de hidrogênio quanto o ácido sulfídrico possuem a mesma composição química (H2S), ocorre apenas que o primeiro é
um gás (responsável pelo odor dos ovos podres) e o segundo está em solução aquosa.
O H2S em sua forma gasosa forma-se a partir da putrefação natural de compostos de origem orgânica que apresentam o elemento químico enxofre em sua composição. É um gás incolor, extremamente tóxico e corrosivo, formado pela presença de dois átomos de hidrogênio para um átomo de enxofre.
O H2S é moderadamente solúvel em água e etanol, quando em solução aquosa da origem, conforme já citado, ao ácido sulfídrico, um ácido inorgânico de caráter fraco. Reage com bases fortes, dando origem a sulfetos metálicos. É um agente redutor de poder moderado.
Possui vasta aplicação na química analítica, em análises quantitativas, pois precipita metais a partir de sulfetos insolúveis em meio aquoso, pois o H2S reage quimicamente com a maioria dos íons de metais pesados, precipitando os sais provenientes.
O H2S queima-se no ar atmosférico, produzindo o dióxido de enxofre (SO2) e água, quando a quantidade de oxigênio (O2) presente é suficiente para uma combustão completa, conforme mostrado abaixo, na qual parte-se de dois mols de H2S e três mols de O2.
2H2S + 3O2
2H2O + 2SO2
Quando há carência de O2, forma-se então SO2 e enxofre livre. Tendo em vista esse comportamento, a reação química a partir de H2S em baixa presença de O2 é utilizada como um dos meios de obtenção do enxofre, conforme equação abaixo, na qual parte-se de dois mols de H2S e um mol de O2.
2H2S + O2
2S + 2H2O
“A geração de H2S ocorre em diversos segmentos e sua ação tóxica nos seres humanos é conhecida desde o século XVIII, entretanto, passados tantos anos, ainda ocorrem casos