trabalho
Alexsandro Marcolino Nery
Professora Claudine Erigson Ferrão
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança do Trabalho, SEG 0169/1 – Prática do Módulo II
06/06/13
RESUMO
Produtos químicos representam riscos à saúde, ao patrimônio e ao meio ambiente, assim o seu transporte é considerado perigoso. O objetivo deste trabalho é descrever as normas que devem ser atendidas e que tratam da identificação, manuseio, movimentação, armazenamento de produtos, unidades de medidas, embalagens utilizadas e a sinalização que deve estar afixada as unidades e equipamentos de transporte para que a condução dos produtos esteja dentro dos parâmetros legais e para que seja mais segura.
Palavras-chave: Produtos Químicos. Transporte. Embalagens. Sinalização.
1 INTRODUÇÃO
O transporte de carga perigosa é a condução de produtos químicos naturais ou sintetizados que apresentem riscos aos seres humanos, a classificação dos produtos perigosos para o transporte terrestre deve ser feita pelo conhecedor da substância geralmente o fornecedor ou representante deste.
Inicia-se o trabalho de pesquisa destacando o conceito de carga perigosa. Devem ser atendidas normas da ABNT no transporte terrestre de produtos perigosos. Estas normas tratam de instruções a serem seguidas quanto a identificação, manuseio, movimentação, armazenamento de produtos, características, dimensões e preenchimento, conjunto de equipamentos para emergências, sinalização do veículo e embalagens dos produtos químicos a serem transportados.
Desta forma, enquanto estiverem devidamente embalados e acondicionados, nas instalações apropriadas, ou seja, sendo submetidos a procedimentos corretos e legalizados, haverá perigo, mas não risco os produtos perigosos passam a representar risco quando saem da embalagem ou o procedimento adotado em relação a ele for inadequado.
2 TRANSPORTE DE PRODUTOS QUIMICOS
Carga perigosa é todo o produto