trabalho
Autor: Antonio Francisco de Almeida
Resumo
A partir de um referencial teórico sobre estratégia, procurou-se aqui investigar o padrão de decisões de alguns grandes bancos do sistema financeiro nacional, relativamente aos seus produtos e serviços ofertados, bem como seu público alvo e suas abordagens de custos, a fim de compreender seu posicionamento estratégico. O objetivo deste trabalho não é evidenciar ou destacar pontos fortes e fracos das abordagens teóricas dos diferentes autores, mas buscar pontos de similaridade e complementaridade que permitam enriquecer a análise das estratégias adotadas por grandes bancos privados.
1- Introdução
Estratégia é um tema que tem sido estudado a alguns anos por pesquisadores no campo da administração. Como um paralelo à sua aplicação na área militar, a palavra estratégia vem sendo usada como referência ao tema competitividade (Whipp, 1996). Não há uma definição única, que possa ser considerada como genericamente aceita (Mintzberg e Quinn; 1995). Dentre as inúmeras definições, algumas são apresentadas a seguir:
Políticas centrais, relacionadas às principais atividades da empresa (marketing, produção, compras, pesquisa e desenvolvimento, pessoal, relações trabalhistas) que são estabelecidas de forma a distinguir uma empresa de outras, incluindo o planejamento da dimensão, da forma, e do clima organizacionais (Christensen et al, 1965).
Padrão básico do deslocamento de recursos atual e planejado e das interações ambientais que indicam como a organização irá atingir seus objetivos (Hofer e Schendel,
1978).
Estratégia é um padrão em uma seqüência de decisões (Mintzberg e Waters, 1985).
Estratégia é um curso específico de ação que indica precisamente como uma empresa está utilizando os seus recursos com o fim de alcançar os seus objetivos pré-estabelecidos
(Davidson, 1988).
Nas últimas décadas, os gerentes aprenderam um