Trabalho
Uma vez executadas estas tarefas, vocês deverão responder às questões 1, 2 e 3 propostas na página 35 da Apostila, correlacionando suas respostas com o conteúdo do TEXTO 1. Cada uma das 03 (três) questões deverá ser respondida com, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, fonte ARIAL TAMANHO 12 e espaçamento entre linhas de 1,5.
Questão 1: Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
R. A civilização grega é marcada como o berço da civilização ocidental. Apresentava-se como uma sociedade complexa e evoluída ao seu tempo deparando-se assim com grandes questões a serem resolvidas. Por tal fato, ao se depararem com questões práticas, éticas e políticos tinham anseios em encontrar uma solução para as mesmas. Na busca por respostas buscavam a compreensão destas questões por meio da razão (fundamentos sólidos). Seria, assim, justamente a razão que iria conceder à filosofia a neutralidade e a objetividade necessária, bem como distingui-la de uma religião e do sendo comum.
Questão 2: Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
R. O senso comum encara a filosofia como algo abstrato e sem sentido. Vista por muitos como uma perda de tempo, ou melhor, exclusiva daqueles que possuem tempo sobrando, é conceituada por muitos como uma “matéria inútil da faculdade”. Curiosamente a filosofia é associada ao passado e aos filósofos gregos, como se, atualmente, limita-se a um estudo do que foi pensado, sendo encarado como um “saber morto”. O Texto complementar “A natureza da Atividade Filosófica” ilustra bem tal senso