trabalho
RESUMO:
TDAH é um transtorno neurológico que aparece na infância e em alguns casos aparece em adultos, que na maioria dos casos acompanha a pessoa por toda a vida, se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo a apresentação predominantemente desatenta, também conhecida como DDA - Distúrbio do Déficit de Atenção. O TDAH prejudica a capacidade de aprendizado do paciente, se classificam de três subtipos: desatento, hiperátivo-impulsivo e o combinado. palavras- chaves : tdah - hiperátividade -distúrbio
ESCOLAS E PROFESSORES
Quando houver suspeita de que um aluno possui um transtorno de aprendizagem, a escola deve providenciar junto às famílias o encaminhamento para o diagnóstico multidisciplinar, além de incentivar a identificação e o acompanhamento desse aluno. A equipe escolar deve, ainda, promover o acompanhamento consistente e afirmativo dessas crianças e jovens, além de incentivar professores a desenvolver programas que favoreçam a integração social e o uso de ferramentas metodológicas que atendam a neurodiversidade em sala de aula . Lembrem-se de que não podemos penalizar um indivíduo por possuir uma forma de aprender que não corresponde às expectativas da escola e ou da sociedade.
Em geral, a abordagem escolar do aluno com transtorno de aprendizagem deve ser preventiva, individualizada, multissensorial e sequencial. Seguem algumas sugestões para os casos de dislexia:
• A coordenação da escola deve informar aos professores de todas as disciplinas sobre a existência transtorno e discutir com cada um deles quais estratégias serão empregadas.
• Evitar a solicitação de leitura em voz alta, em sala de aula.
• Oferecer a possibilidade de gravar as aulas expositivas, para que haja a opção de ouvir em casa.
• Disponibilizar tempo adicional para a elaboração de provas escritas e tarefas.
• Oferecer a oportunidade de o aluno ter um "tutor"