trabalho
Existem no mercado duas formas em que um rastreador pode determinar o posicionamento de um veículo: GPS (Global Positional System) e triangulação de antenas.
Nos rastreadores usando GPS, o aparelho embarcado determina sua própria posição após conectar-se a pelo menos 4 satélites de uma constelação de satélites americanos. Com os dados recebidos, o equipamento rastreador pode calcular a sua posição, e por consequência a posição do veículo em que está embarcado.
Após isso, ele deve enviar esse dado para uma central, que irá mostrar graficamente a localização do veículo. Esse envio pode ser feito via celular (geralmente via GPRS) ou via satélite.
Para envio via satélite satélites na comunicação com as unidades em terra, o satélite envia a posição do veículo a uma estação terrena de comunicação que por sua vez envia as estações intermediárias, servidores, ou mesmo diretamente aos computadores, possibilitando a localização dos veículos.
É possível também a comunicação inversa, tanto no rastreador via GPRS Celular quanto no satelital, no caso do rastreador satelital, por exemplo, é possível o envio de comandos como: um bloqueio, o comando partiria de um computador, seguiria até a estação terrena do satélite, em seguida passaria pelo satélite em órbita e chegaria até o veículo bloqueando-o.
No sistema de rastreamento por triangulação de antenas, uma rede de rádio é montada exclusivamente para esse fim. As antenas recebem o sinal de rádio de um equipamento instalado no veículo e, com base nesse sinal e na posição conhecida das antenas, calcula-se a posição do veículo. Não há necessidade nesse caso de um segundo meio para envio da informação de posição como no caso do GPS. Tudo é feito via a própria rede