trabalho
O setor de Recursos Humanos é um sistema que se compõe organicamente de um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do RH.
Segundo Chiavenato (1981, p.43) “Recursos humanos está diretamente relacionado a melhora nas empresas implicando na melhor efetividade organizacional”. Onde dependendo do formato organizacional de uma empresa, esta poderá desenhar os seus sistemas de RH dividido nos seguintes subtemas:
Recrutamento e seleção (R&S);
Treinamento e desenvolvimento (T&D);
Remuneração ou cargos e salários (C&S);
Higiene e segurança do trabalho (HST);
Relações trabalhistas (RT);
Serviços gerais (SG).
“[...] a administração de RH trata com e de pessoas, nesse campo nada é fácil e decididamente poucos e objetivos a ideia de como premissa a descriminação adequada entre o beme o mau, certo o errado []” (MALIK, 1998, p.75)
O setor de recursos humanos é importante em todos os tipos de organizações e suas responsabilidades variam de acordo com a natureza, dimensão e setor, desenvolve e gerencia planos de carreira, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal.
O Recursos Humanos na mini empresa Flora S/A, procura estabelecer a harmonia entre os setores fazendo a ponte para interligar a relação que foi perdida entre os colaboradores, também estabelece normas e procedimentos que devem ser seguidos e respeitados de acordo com a cultura da mesma. O RH procura fazer com que os colaboradores estejam em dia com a folha de ponto, procura esclarecer as normas e se necessário orientar e advertir sobre uma norma descumprida de acordo com o manual de conduta. “[...] esse sistema compõe-se de subsistemas os quais facilitam o desenvolvimento do quadro pessoal na organização por todas as funções da administração de recursos humanos[“...]” MARRAS (2007, p.45).
O setor de recursos humanos na mini