trabalho
A comunicação influencia o comportamento de consumo e a compra das pessoas com deficiência visual, porém, esta poderia ser mais efetiva com os mesmos e com as pessoas em geral, se sofresse algumas adaptações. O comportamento, o consumo, e a compra nos deficientes visuais são específicos. A deficiência visual influencia a comunicação e o comportamento do consumidor.
A comunicação, o mercado, a sociedade, possuem deficiências, com o consumidor deficiente visual.
A deficiência visual afeta a personalidade e muda o perfil do consumidor quando este adquire a deficiência, e cria novos comportamentos nos deficientes que já nasceram cegos. Existe falta de acessibilidade do deficiente visual ao mercado, aos produtos, à comunicação, ao trabalho, à tecnologia, aos serviços.
O mercado, os produtos, a falta de acessibilidade, e a sociedade em geral, geram dependência no consumo, na compra, na locomoção, quando se tem a deficiência.
A falta de adaptação do mercado, da sociedade da comunicação, as grandes barreiras na independência do deficiente visual. Inexiste responsabilidade social do mercado, da sociedade, do estado, com as pessoas que possuem a deficiência visual. Para os deficientes visuais a comunicação deve ser mais auditiva, descritiva, e tátil.
Como se reconhece a beleza, o agradável. Quais os sentidos remanescentes que assumem a perda da visão? Quais os medos? O que desejaria ver. O que nós que enxergamos deveríamos enxergar? Há respostas também das experiências de vida, das pessoas entrevistadas inclusas na pesquisa.
Reconhecimento do problema: o deficiente visual sofre com um problema de locomoção, e pretende melhorar sua qualidade de