Trabalho
ERGONÔMIA
Conceito: Segundo a Ergonomics Research Society (1949)
Ergonomia- é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.
Já para Wisner em 1987, ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que podem ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência.
Mais tarde (1994), esse autor reformula seu conceito, incluindo o saber do trabalhador no mesmo nível técnico cientifico e como condição indispensável para o sucesso da ação ergonômica.
Levantamento, transporte e descarga industrial de peso.
O artigo 198 da CLT que é de 60kg o peso máximo que um emprego pode remover individualmente, ao passo que a mulher é vedada o serviço com emprego de força muscular superior a 20kg para trabalho continuo ou 25 para trabalho ocasional (artigo 390 CLT).
É importante ressaltar que as proibições legais não se aplicam quando a remoção de material é feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou quaisquer outros aparelhos mecânicos.
Sendo assim, o subitem17.2.2da NR17 dispõe:
Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo o peso seja (sucetível) de comprometer sua saúde ou segurança.
Entre outras disposições da N17 relativas ao levantamento, ao transporte e a descarga individual de cargas; destacam-se:
Todo o trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas , que não seja leve, deve receber treinamento e/ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar;
Com o objetivo de limitar e/ou facilitar o transporte manual de cargas, deverá ser usado meios técnico apropriados; Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o