trabalho
Unidade 6
P Enem
Energia e meio ambiente
1/4
aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água.
1.
Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse.
Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:
O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado.
4. O gráfico a seguir ilustra a evolução do consumo de eletrici-
a) aumento do nível dos oceanos e chuva ácida.
b) chuva ácida e efeito estufa.
c) alagamentos e intensificação do efeito estufa.
d) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.
e) alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica. dade no Brasil, em GWh, em quatro setores de consumo, no período de 1975 a 2005.
Cassiano Röda/Arquivo da editora
Brasil: consumo de eletricidade por setor
Disponível em: . Texto adaptado.
A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos: a) ambientais: a exploração do xisto ocasiona pouca interferência no solo e no subsolo.
b) técnicos: a fluidez do xisto facilita o processo de produção de óleo, embora seu uso