trabalho
Os alimentos energéticos são aqueles que fornecem energia para todos os processos metabólicos (digestão e absorção dos alimentos, sono, etc.) e para os exercícios (andar, trabalhar e brincar), realizados pelo corpo.
Os alimentos energéticos são:
- Carboidratos e gorduras:
• Cereais: arroz, trigo, milho, aveia, cevada, etc.
• Legumes: batata, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, todas as farinhas, etc.
• Açucares: mel, açúcar, melado, geléia, etc.
Os alimentos construtores são aqueles responsáveis pela construção e formação do corpo, ou seja, os que promovem o crescimento. Eles participam da formação do sangue, músculos, ossos, cabelos, pele e órgãos, além de defender o corpo contra doenças.
• Leite e derivados
• Leguminosas
• Carnes
Os alimentos reguladores têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. São aqueles que regulam e controlam as funções do organismo, mantém a pele saudável e participam da formação dos tecidos. Em sua falta podem ocorrem alterações do funcionamento intestinal, falta de memória, sangramento das gengivas, perda de apetite, irritabilidade, enfraquecimento das unhas e cabelos, etc.
Os alimentos reguladores são:
- Frutas: laranja, banana, maçã, abacaxi, mamão, goiaba, pêra, etc.
- Hortaliças e verduras: alface, almeirão, rúcula, espinafre, acelga etc.
- Legumes : chuchu, tomate, cenoura, abóbora, beterraba, etc.
Conheça sete alimentos termogênicos que te ajudam a emagrecer
Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo? Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. A nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, explica: