trabalho
O texto trata sobre pesquisas de campo feitas por LoicWacquant. Fala sobre a estrutura, a experiência e o tratamento político da pobreza urbana em sociedades avançadas.
É focado no guetos norte americanos de Chicago, em South Side e na periferia da França, nos projetos habitacionais de La Courneuve. O autor tenta entender um novo regime que ele chama de marginalidade avançada, que estaria aumentando graças a diminuição do trabalho assalariado, ao recuo do Estado Social e pela disseminação do estigma territorial.
Ele busca estudar as modalidades de marginalidade Chicago no final do século XIX, pesquisando como vivem os jovens negros da periferia, para isso ele se torna membro de uma academia local de boxe em Woodlawn.
Logo ele descobre que quase todos os seus parceiros de ringue tinham passado pela cadeia ou cumprido pena de prisão. Assim ele busca compreender o que transformou os Estados Unidos em um ponto de referência de penalidade e encarceramento, focado no controle da criminalidade com politicas extremamente agressivas.
Fica claro que esse boom carcerário se deu pela reforma da previdência em 1996 e pela a expansão da justiça criminal que acabaram se dirigindo à regulação punitiva da pobreza racializada.
Resumidamente, a penalização da pobreza emergiu como um elemento central da difusão do projeto neoliberal, com o punho de ferro do Estado penal, unido á mão invisível do mercado, em conjunção com o esgarçamento da rede de seguridade social.
Domínio do Mercado e Governamentabilidade A partir desse contexto Wacquant começa a tentar desvendar o conceito de neoliberalismo, deixando claro que para ele é um conceito econômico hegemônico, com variantes de domínio de mercado de um lado e uma governamentabilidadefowcaltiana de outro.
Percebe que o surgimento do neoliberalismo envolve uma combinação entre desregulamentação, privatização e retirada do Estado de várias áreas de