Trabalho
O modelo de desenvolvimento da sociedade contemporânea tem provocado impactos em todo o planeta. O esgotamento de recursos naturais como petróleo, gás natural, a escassez de água potável, a poluição, o desmatamento e os desastres ambientais consequente na sua grande totalidade das ações humanas são algumas das questões mais preocupantes das ultimas décadas.
Por isso, hoje o objetivo da escola deve ser o de educar na perspectiva de uma nova sociedade sustentável, não basta somente ensina- lós a pensar o mundo, a compreender os processos naturais e culturais, é preciso ensinar a conservar e preservar. “A expansão da consciência ambiental se da na exata proporção em que percebemos meio ambiente como algo que começa dentro de cada um de nós alcançando tudo que nos cerca e as relações que estabelecemos com o universo. Trata-se de um assunto tão rico e vasto que suas ramificações atingem de forma transversal, todas as áreas do conhecimento” (TRIGUEIRO, 2003, p.17).
Já percebemos no cotidiano a urgente necessidade de mudanças nos nossos hábitos frente aos recursos naturais disponível, preocupando em utilizar somente o que é necessário para suprir as necessidades dessa geração sem comprometer as futuras gerações.
Para isso é necessário que a educação ambiental seja incluída de forma concreta nos currículos escolares desde a creche e pré- escola, não somente sendo utilizado em sua forma teórica mais levando essa geração para o contato com as árvores, o solo e os animais, ensinando a valorizar toda a diversidade ambiental. Só assim com o contato direto com a natureza essas gerações irão ter consciência da importância para sua vida e para preservação e continuidade da espécie humana.
As escolas devem orientar e ensinar através de ações concretas na sua região, comunidade e até mesmo em seus espaços físicos como