Trabalho
O judaísmo é a mais antiga religião monoteísta conhecida, entretanto é a que possui o menor número de seguidores atualmente, os quais são presentes em maior quantidade em Israel. O judaísmo acredita que o Deus, criador de tudo, fez dos hebreus o povo escolhido e os conduziu à terra prometida, Israel; Deus então manifestou suas regras no Torá, o livro sagrado dos judeus.
Como surgiu?Essa religião surgiu da comunidade judaica que, ainda que não unificada, contém princípios básicos que a distingue de outras religiões. A religiosidade judaica é a maneira com que o judeu expressa seu judaísmo. Ao contrário do que possa parecer externamente, não há uma unidade religiosa judaica. Cada judeu expressa sua forma de religião, de acordo com o pensamento religioso comunitário ao qual adere de acordo com a visão religiosa, o judaísmo é uma religião ordenada pelo Criador através de um pacto eterno com o patriarca Abraão e sua descendência. Já os estudiosos crêem que o judaísmo seja fruto da fusão e evolução de mitologias e costumes tribais da região do Levante unificadas posteriormente mediante a consciência de um nacionalismo judaico.A comunidade judaica da Judéia cresceu com relativa autonomia sob o domínio persa, mas a história judaica tomará importância com a conquista da Palestina por Alexandre Magno em 332 a.C. Com a morte de Alexandre, o seu império foi dividido entre seus generais, e a Judéia foi dominada pelos Ptolomeus e depois pelos Selêucidas, contra os quais os judeus moveram revoltas que culminaram em sua idependecia.
Porque surgiu o judaísmo?Os judaicos acreditam que um Messias surgirá em busca da redenção da espécie humana. A fé judaica concentra-se em um único Deus, que haveria criado o homem à sua própria imagem e semelhança. Abraão, considerado o pai do povo judeu, estabeleceu um pacto com Deus. Moisés é considerado pelos judeus como um profeta superior a todos os demais, tratando-se ainda de um símbolo de libertação e independência pátria. No