Trabalho
O infravermelho é uma radiação que age numa frequência, além da capacidade humana de visão, ou seja, é invisível aos nossos olhos. Ela é liberada de todos os corpos que soltam calor e tem esse nome por estar depois da cor vermelha no espectro de cores, realizado por Isaac Newton em 1666. A experiência se baseava num prisma feito de vidro que foi posto numa posição que fosse atingido por um raio de sol e, no lado oposto ao exposto pelo sol, fosse refletida essa luz na parede do cômodo. Ao escurecer o ambiente e colocar o prisma no trajeto de raio de sol, o que foi visto foi o espectro de cores formado pela tonalidades: violeta, anil, azul, verde, amarelo,laranja e vermelho.
Características Larissa
As ondas eletromagnéticas estão distribuídas num espectro eletromagnético em ordem crescente à sua frequência, o que equivale a dizer em ordem decrescente quanto ao seu comprimento de ondaA principal característica das ondas eletromagnéticas desta faixa de frequências é a transmissão do calor. Tais comprimentos de onda têm capacidade de exercer interações com os objetos, tal como se fossem corpos negros. Claro, não corpos negros para a luz visível, mas sim “negros” para esta faixa de frequências. Ou seja, estes corpos absorvem quase que completamente a radiação incidente, de modo que a reflexão deste tipo de onda é baixa.
Como são usados os raios infravermelhos? Pedro
A radiação infravermelha é originada da agitação térmica das partículas que constituem os corpos. Devido a essa agitação, as cargas elétricas dos átomos e moléculas oscilam e emitem radiação eletromagnética, geralmente associada com calor. A radiação infravermelha pode ser usada para detectar a temperatura de objetos distantes e, por esse motivo, tem muitas aplicações na Astronomia. No campo militar, mísseis podem ser programados para seguir uma determinada fonte de calor, como, por exemplo, as turbinas de um avião inimigo. Em laboratórios, a