Trabalho
No Brasil nascia o movimento modernista que buscava o arrojado e o polêmico, que acabou casando com o contexto histórico DADA. Sendo assim as características Dadaístas serviam de grande influência para os artistas brasileiros que representaram esse movimento principalmente nas artes plásticas e na literatura.
Na pintura um dos principais nomes foi Flávio de Carvalho, artista que viveu algum tempo na Europa e conviveu com ícones do movimento Dada.
Na literatura os principais nomes foram Manuel Bandeira e Mario de Andrade, considerados escritores do modernismo, porém com fortes influências do estilo dadá
Ode ao burguês
“Eu insulto o burgês! O burguês-níquel, o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)” Mario de Andrade
(Mario de Andrade, 1922)
Dadaísmo no cinema
O cinema Dadaísta geralmente envolve enigmas simbólicos, metáforas que causam no espectador a dúvida, eles tinham como objetivo fazer com as pessoas refletir sobre o processo artístico e conceito da obra cinematográfica, particularmente são obras de difícil digestão.
Para falar das primeiras influências dadaístas no cinema, devemos citar uma das principais escolas de cinema a Avante- Garde Francesa.
Criada nos anos 20 por Louis Delluc e Germane Dulac, a intenção da escola era a libertação da influência literária no cinema e a concepção de um “cinema puro”.
Com filmes abstratos e de críticas à sociedade procuravam expressar sentimentos e ideias além da dimensão narrativa do cinema clássico, a partir dessas mudanças no cenário francês surgiu o cinema Dadaísta, que se caracterizou pelas pesquisas plásticas feitas pelos artistas na década de 20. O cinema sofre influencias Dadaístas hoje?
Podemos constar características do