Trabalho
UNIDADE II - DOENÇAS CRÔNICAS
Olá novamente pessoal, estão preparados para iniciarmos mais uma web aula? Espero que sim porque o assunto que vamos tratar aqui é muito interessante para vocês. Então vamos lá!
O assunto dessa web frequentemente está sendo discutido na mídia. Diariamente temas associados à obesidade aparecem em revistas e jornais e propostas para a redução do peso, surgem a cada dia através dietas milagrosas!
Mas não devemos esquecer que a obesidade é uma doença e hoje é considerada como um problema de saúde pública! Além da obesidade, outras doenças crônicas como diabetes, hipertensão e aumento do colesterol podem surgir com a obesidade instalada no organismo da pessoa.
Antes de iniciarmos mais esse tópico gostaria de sugerir a leitura da Seção 1 e 2 da Unidade 3 do livro Bases da nutrição.
Vamos iniciar o estudo primeiramente com a obesidade.
A definição de obesidade consiste como uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura a um nível que a saúde esteja comprometida. Pode ser causada por vários fatores, nos quais estão envolvidos a genética, contribuindo com 30% de influência para o desenvolvimento da obesidade e 70% de fatores ambientais, como excesso de ingestão alimentar, diminuição no gasto energético e deficiência de importantes micronutrientes envolvidos na regulação de processos metabólicos e hormonais, além de desequilíbrios nutricionais, psicosociais e culturais. É uma doença de difícil tratamento, mas que pode ser controlada com intervenções apropriadas. Todo o sistema de vida inadequado provavelmente favorece a obesidade: sedentarismo, hábitos familiares inadequados, alimentação insatisfatória, excesso de carboidratos na dieta, velocidade da refeição, lanches desequilibrados. Além do problema estético, é o fisiológico; o obeso está sujeito a graves distúrbios orgânicos, tais como diabetes, arteriosclerose, transtornos cardiocirculatórios. Pessoas obesas podem desencadear distúrbios alimentares