Trabalho
1. Segundo o agente que realiza:
* Interna
* Realizada dentro da instituição responsável, com maior colaboração das pessoas que participam do programa. * Vantagens: * Eliminação da resistência natural a um avaliador externo; * Possibilidade de reflexão e aprendizagem e compreensão sobre a atividade. * Desvantagens: * Pode-se perder muito em objetividade, pois os que julgam estão envolvidos, tendo formulado e executado o programa.
* Externa
* Realizada por pessoas de fora da instituição responsável, em geral com experiência; * Vantagens: * Isenção e objetividade dos avaliadores externos; * Possibilidade de comparação com programas similares já avaliados. * Desvantagens: * Dificuldade de acesso aos dados; * Possibilidade dos que terão seu trabalho avaliado se posicionarem defensivamente, fornecendo informações parciais e minimizando o efeito de melhoria dos programas; * Conhecimento da avaliação pode não substituir o conhecimento das especificidades do programa.
* Mista
* Combinação da avaliação interna e externa, na tentativa de manter as vantagens e superar as desvantagens de cada uma delas.
* Participativa
* Usada principalmente para pequenos projetos, prevê a participação dos beneficiários das ações no planejamento, na programação, execução e avaliação dos mesmos
2. Quanto à natureza:
* Formativas
* Relacionadas com a formação do programa; * Realizadas durante a implementação, são voltadas para a análise e produção de informações sobre as etapas de implementação; * Geram informações para os que estão diretamente envolvidos com o programa; * Objetivo de fornecer elementos para a realização de correções de procedimentos para melhorar o programa. *
Somativas ou de