trabalho
Matéria de Fisiologia Humana II
Acadêmicas: Tcheily Miriele Iapp Caroline Conti
RELATÓRIO DE AULA P´RATICA
Osmose e Difusão
Professor(a) Ma. Núbia Freitas
Santo Ângelo, RS
2014
O QUE SÃO?
Osmose
Osmose é a movimentação da água entre diversos tipos de concentração de substâncias que podem ser dissolvidas. Quando a água se movimenta, ela o faz com o objetivo de ter a mesma concentração em todos os meios, através de uma pequena membrana com poros que permitem a passagem das moléculas de água. Esse tipo de transporte é chamado de transporte ativo, onde a célula tem um gasto de energia, e quando ela não tem, o transporte chama-se passivo.
Durante a osmose, o solvente tem tendência de atravessar a membrana semipermeável na direção da solução com menor concentração, de tal modo que nesta aumenta a quantidade de solvente e na outra diminui. Este efeito continua até que a pressão hidrostática equilibre esta tendência. O efeito de osmose é usado em numerosas aplicações e é uma das causas dos processos de intercâmbio na nutrição das células animais e vegetais.
Osmose nos Vegetais
A osmose cria uma solução uniformemente concentrada nos dois lados da membrana. As células vegetais possuem paredes celulares robustas e semipermeáveis, ou seja, a água se move através delas dependendo da concentração de moléculas de água dentro e fora da célula vegetal. Os efeitos da osmose em células vegetais dependem de qual tipo de solução rodeia a célula da planta. Osmose Reversa ou Inversa
A osmose inversa ou reversa é o processo contrário, onde a substância é separada por um processo através de membranas impermeáveis, que não permitem que a água passe, contrariando o fluxo normal da osmose.
O processo de osmose reversa tem sido usado com o intuito de “potabilizar” a água por meio da dessalinização. A osmose reversa se dá por influência da pressão osmótica que se aplica sobre a