Trabalho
MEU GRANDE AMIGO
A conversa foi uma continuidade do que havíamos falado antes. Mas, desta vez, perguntei a eles se havia alguém especial de quem se lembravam neste dia. Disse a eles que pai não era aquele que o gerou e sim aquele que o ajudou, que deu a mão, deu amor, foi AMIGO. Vi diversos rostos se iluminarem. Eu disse: Então, quero que pense nesta pessoa. Vamos falar sobre ela e você irá dedicar este domingo a esta pessoa. A conversa foi diferente e desta vez eles se sentiram mais a vontade, mais alegres. Cada uma daquelas crianças se alegrou com o termo amigo. Então, vamos transformar esta data numa espécia de dia do amigo!
Fizemos corações: MEU GRANDE AMIGO - foi o título escolhido. No cartão, escreveram um agradecimento a pessoa que lhes deu amor, carinho, que esteve perto. Muitos escreveram ao avô. Outros, ao irmão mais velho. Alguns ao pai, outros escreveram a um tio, e dois a um primo.
Fiz estas atividades porque preferi abordar o tema e modificar um pouquinho a dor do modo antigo de pensar, imagino que pensando desta forma, que tinham um grande amigo, alguém especial, poderiam encarar de melhor forma a ausência.
Não tenho ainda todas as respostas. Não acredito que alguém as tenha. E gosto de saber que o assunto está inacabado. Desta forma, poderão completá-lo com suas opiniões, também. Deixo o tema em aberto para que dêem suas próprias opiniões e sugestões.
Texto: Profª Elizabeth Cavalcante