Trabalho
Os ciclos biogeoquímicos referem-se a transferência de elementos químicos do universo abiótico para o universo bi6tico e vice-versa. Ou seja, os elementos minerais transferidos, e que passam a compor os tecidos de plantas e animais,
Retornam ao meio ambiente ap6s a sua morte e decomposição. Considerando- se os macros elementos ou moléculas, os principais ciclos biogeoquímicos são: do carbono, da água (H20), do nitrogênio e do f6sforo.
O CICLO GLOBAL DO CARBONO O elemento carbono e provavelmente, o principal elemento da Terra. Asrazoes que levam a essa afirmação são: (1) o carbono compõe de 40% a 50% da matéria orgânica viva.
Na natureza, o carbono esta presente, na forma elementar, corno carbono amorfo. Por outro lado, átomos de carbono na forma não elementar podem apresentar estados de oxirreducao variando de +4 a -4. Os grandes reservat6rios de carbono contém esse elemento mais comumente comodi6xido de carbono (C02), com estado de oxidação de +4 (c+4024) e como carbonatos..
ATMOSFERA
A molécula mais abundante na atmosfera e o dióxido de carbono (C02), seguindo-se, em menores concentrações, o metano (CH4), o mon6xido de carbo- no (CO), compostos orgânicos voláteis (COV), entre outros. Em 1954, Keeling e colegas começaram a medir a concentração de C02 na atmosfera pr6xima ao vulcão Malta Loa (Havaí) e no Pólo Sul. 0 fato mais marcante dessa seriehist6rica e a velocidade do aumento na concentração de C02 atmosférico em 5O anos, corroborando dados que indicam o aumento de cerca de 100 ppmv desde o inicio da Revolução Industrial, em meados do século XIX, atingir- do valores atuais em torno de 375 ppmv.
A principal conseqüência da mudança na concentração de C02 na atrnosfera e o aumento do chamado "efeito estufa", que e a propriedade de a atmosfera terrestre reter energia na forma de ondas longas emitidas