trabalho
HISTORIA
Os primeiros estudos que relacionaram a estrutura e a função do córtex cerebral do lobo temporal com a perceção auditiva e com a linguagem foram realizados por Paul Broca (1824-1880) e Carl Wernicke (1848-1904). A descrição da Afasia de Broca (lesão das áreas 44 e 45 de Brodman, área de Broca, produz uma alteração da articulação da linguagem) e da Afasia de Wernicke (lesão da área 22 de Brodman que supõe a alteração da perceção da linguagem) permitiram localizar no córtex cerebral os processos básicos da audição e da linguagem.
FUNCIONAMENTO DO CÓRTEX AUDITIVO
Classicamente definem-se dois tipos de regiões funcionais no córtex auditivo:
A AI é formada por neurónios que seguem a representação espacial dos estímulos, cocleotópica ou tonotópica.
A AII não tem uma clara organização tonotópica, porém o seu papel funcional é muito importante para:localização espacial do som, análise de sons complexos, especialmente nas vocalizações específicas da espécie animal concreta e na linguagem humana, estando também envolvida na memoria auditiva, entre outras funções.
A região que rodeia perifericamente ambas áreas, AI e AII, serve para a análise e integração da audição com os restantes sistemas sensoriais.
FUNCIONAMENTO DA ÁREA AUDITIVA PRIMÁRIA
Na área auditiva primária os neurónios estão "sintonizados" para uma frequência concreta e encontram-se dispostossegundo umas bandas de activação concretas (bandas de isofrequências organizadas tonotópicamente: A, AI, P e VP). Adistribuição espacial muito precisa destas bandas permite desenhar um mapa do recetor auditivo. A sua atividade depende das