trabalho
Assepsia: É o conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca.
Desinfecção: É um substantivo feminino que significa a ação ou processo de desinfectar algo ou alguém. A desinfecção pode ser de alto, médio ou baixo nível, dependendo do objetivo e contexto em questão No âmbito da medicina, a desinfecção tem como obejtivo eliminar o risco de contágio por parte agentes patogênicos, a desinfecção pode ser feita através de meios físicos ou químicos.
Esterelização: Ação de tornar estéril (incapaz de procriar); processo de destruição dos microorganismos que existem na superfície ou na espessura de qualquer objeto, instrumento, etc.
Anti-sepsia (antissepsia): Conjunto de medidas destinadas a evitar ou combater as infecções destruindo os micróbios que existem no exterior ou interior do organismo.
RADIOESTERILIZAÇÃO
É a técnica de esterilização através de radiação ionizante usada em instrumentos cirúrgicos e produtos farmacêuticos. É altamente eficiente, econômica e segura, proporciona a esterilização dos produtos já na embalagem final. Alguns produtos que são esterilizados comercialmente: luvas e kits cirúrgicos, seringas descartáveis, suturas, implantes, agulhas e etc.
A radioesterilização também pode ser utilizada em Irradiação de produtos sanguíneos destinados a transplantes, prevenindo possíveis rejeições, esterilização de tecidos humanos destinados a implantes e esterilização de válvulas cardíacas, rejeitos biomédicos, dispositivos contraceptivos intrauterinos, preservativos masculinos e outros produtos e materiais descartáveis. Prevê-se que no ano 2000 mais de 50% de produção de itens médicos descartáveis serão esterilizados por esse processo.
A radiação Ionizante destrói os micro-organismos contidos em produtos médicos, matando-os e prevenindo sua reprodução.
Existem três processos de esterilização