trabalho
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
AGNALDO JUNIOR
RESUMO
BELÉM-PA
2014
1. ÁTOMOS:
Todas as substancias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter juma ideia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.
Os átomos porém são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo que contem prótons e nêutrons.
2. MOLÉCULAS:
Molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes que se mantem unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substancias.
Durante a evolução da célula formou-se uma molécula, que hoje sabemos ser o acido desoxirribonucleico (DNA OU ADN): molécula longa, formada pela junção de um grande numero de nucleotídeos, e que contem a informação genética codificada.
O DNA constitui uma espécie de código que determina o que uma célula tem. Além disso, o DNA é capaz de produzir uma copia dele mesmo.
3. ENERGIA CELULAR – ADENOSINA TRIFOSFATO (ATP):
O ATP, ou adenosina trifosfato, é uma pequena molécula considerada como a “moeda energética” das células. Esta fama se deve ao fato de que o ATP consegue armazenar em suas ligações químicas pequenas quantidades de energia provenientes da quebra dos alimentos. Portanto, a molécula de ATP serve como um “recipiente” de armazenamento temporário de energia. A molécula de ATP é formada por uma molécula de adenosina (base nitrogenada adenina + açúcar ribose) combinada a três radicais fosfato ligados em cadeia. A energia liberada pela quebra de nutrientes é temporariamente armazenada nas ligações da cadeia de fosfatos.
4. ELEMENTOS QUIMICOS QUE FAZEM PARTE DO CORPO HUMANO:
Dos quase 100 elementos químicos que existem na natureza – 91 mais precisamente, apenas 21 fazem parte com corpo humano. Sendo que mais de 60% da massa do nosso corpo é oxigênio.
Temos 95% da massa do nosso corpo