Trabalho
A socialização acontece com a:
*Família – início. *Escola *Meios de comunicação *Comunidade do bairro *Igreja *Grupos que frequentam o clube. *Participação nas festas populares, etc.
Afinal, nosso dia-a-dia é pontuado por relações que não se restringem a um único espaço, nem ao bairro ou à cidade em que nascemos e vivemos.
Ao nascermos já encontramos prontos:
* Valores
* Normas
* Costumes
* Práticas sociais
* Uma forma de produção material que segue determinados parâmetros. As Regras
Muitas vezes, em sociedade, não temos como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível por que as pessoas falam a mesma língua, são julgadas pelas mesmas leis, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.
A Dicotomia Social
É fundamental entender que o individual – o que é cada um – e o comum – o que é compartilhado por todos – não estão separados. Ambos formam uma relação que se constitui conforme reagimos às situações que enfrentamos dia-a-dia. Algumas pessoas podem ser mais passivas, outras mais ativas; algumas podem reagir e lutar, ao passo que outras se acomodam às circunstâncias, tudo isso é fruto das relações sociais. É neste processo que construímos a sociedade em que vivemos.
As Circunstâncias
Se as circunstâncias, particularidades, formam os indivíduos, estes também criam as circunstâncias.
“Se o homem é produto das circunstâncias, então é preciso criar as circunstâncias humanamente”. _Friedrich Engels.
Existem níveis entre a vida privada – a biografia de cada pessoa – e o contexto social mais amplo. Condicionamentos Sociais: Exemplo: Uma Eleição.
A vida de um