Trabalho
Criado há mais de cinqüenta anos por Piero Giordanino, o relé de impulso consiste em uma solução simples e econômica para instalações elétricas, além de ser muito versátil e seguro. Trata-se de um dispositivo eletromecânico que permite o acionamento de mais de um cenário de iluminação a partir de um mesmo pulsador simples (ou botão de campainha). O relé de impulso, ao ser inserido no controle de um sistema de iluminação, tem o objetivo de alterar o estado ou posição dos contatos quando em sua bobina é aplicada uma tensão através de um pulso mínimo de 100ms. No instante do pulso, o efeito eletromagnético faz com que uma alavanca movimente um pequeno Came (tipo de roda dentada) – IMAGEM 1 - que abre ou fecha os contatos. O relé de impulso pode ser utilizado como alternativa para ligações de interruptores paralelos e intermediários, trazendo economia no dimensionamento de condutores, pois o circuito de comando não requer mais que dois cabos de 0,5mm².
Há relés de impulso disponíveis para diferentes tipos de montagem, valores de tensão e seqüências de acionamento. Além do acionamento por pulsadores, há a possibilidade da instalação de um sistema de controle remoto para acionamento paralelo ao pulsador. O relé é uma alternativa que proporciona economia no dimensionamento de materiais e no consumo de energia, além de gerar conforto ao usuário.
Interruptor Automático de Presença
Detecta o movimento de pessoas através do calor emitido por infravermelho.
Hoje em dia é sempre necessário fazer economia.
A iluminação é uma das áreas onde se pode melhor controlar os gastos, seja através da mudança de atitudes (nunca deixar ligados lâmpadas ou aparelhos sem necessidade) ou instalando sistemas automatizados (sensores) de uso.
Detectores de presença são de uma grande grande ajuda nessa hora, não permitindo gastos desnecessários, ligando e desligando automaticamente as luzes do ambiente.
Ë equipamento extremamente barato que com certeza se