Trabalho
O CHA pode perfeitamente ser usados em processos seletivos dentro das organizações, o profissional de recursos humanos no momento em que estiver entrevistando ou realizando dinâmicas de grupo com candidatos a uma vaga de emprego, pode querer focar no Conhecimento, Habilidade ou a Atitude dos profissionais em questão, vai depender do perfil profissional que a organização esteja exigindo no momento.
Conhecimento se adquire estudando e habilidade vem com a prática. É o saber teórico que está guardado dentro da mente de cada um e que as organizações fazem de tudo para que esse conhecimento seja disseminado democraticamente para todos os demais dentro da organização, para que esse conhecimento se torne seu patrimônio, deixando assim a organização mais competitiva em relação a concorrência e até evitando custos em futuros programas de treinamento.
Habilidade é o saber fazer, não adianta ter uma boa base teórica é preciso também saber executar o que foi planejado e muitos profissionais tem uma excelente base teórica, mas na hora da execução do planejamento deixam muito a desejar, portanto, o ideal é que além de se ter uma boa base teórica é preciso também ser um bom executor.
Atitude está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade, o importante é querer fazer. A atitude é isso buscar realizar as coisas, elas são necessárias para ocorrer à mudança. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.
O CHA também pode ser usado como uma ferramenta de auxílio dentro das organizações, na implantação da gestão por competência. Cabe ao profissional de recursos humanos saber quando e como utilizar da melhor forma possível o CHA.
O que é Gestão por competência?
É um sistema de gestão desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio, identificando os pontos de excelência e fortaleza e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de