Trabalho
Um ciclone (ou depressão ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo chuvoso e nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões. A instabilidade do ar produz um grande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes associadas a cargas de água.
Ciclones e Anti-ciclones (Hemisfério Norte)
Os ciclones são indicados nos mapas meteorológicos pela letra «B» e são locais onde a pressão atmosférica é a mais baixa na sua vizinhança e em volta do qual existe um padrão organizado de circulação de ar
Tufoes
Um tufão é um ciclone tropical e é um sistema de área de baixa pressão atmosférica que se desenvolve sobre as águas tropicais devido as altas temperaturas e humidade e se movimenta de forma circular organizada. Dependendo dos ventos de sustentação da superfície, os tufões andam para o lado contrário dos furacões. Os tufões normalmente originam no Oceano Índico e Pacífico, para os lados da Ásia.
Furacoes
O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos que se forma no Oceano Atlântico e vai até ao Golfo do México (formam-se normalmente na América Central). Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto interval de tempo.
Ele cria-se depois dos raios de Sol baterem no oceano criando um aquecimento de uma massa de ar. Quanto mais ar quente e húmido sobe, mais a temperatura diminui, o que favorece a condensação do vapor em gotas de chuva para formar as nuvens. Quanto mais humidade e calor existirem, mais evaporação irá ocorrer, o que poderia provocar o surgimento de várias centenas de tempestades. No interior de um furacão existem ventos que variam entre os 180 km/h a 300 km/h e que alguns podem ter um diâmetro de 2.000 km! Mas o mais