trabalho
Elementos na Cadeia de Valor de Porter
Este modelo foca-se nos sistemas e na maneira como os inputs são mudados para outputs comprados pelos consumidores. A partir deste ponto de vista, Porter definiu uma cadeia de actividades, comum a todos os negócios, e dividiu-as em actividades primárias e de suporte, conforme se mostra no esquema abaixo.
Quer dominar o Excel para gestão de empresas?
Inscreva-se agora no nosso curso on-line! esquema cadeia de valor porter
As actividades primárias relacionam-se directamente com a criação física, venda, manutenção e suporte de um produto ou serviço. Essas actividades genéricas primárias são as seguintes:
Logística de entrada: Todos os processos relacionados com a recepção, controlo de inventário, marcação de transporte. Neste ponto, as relações que tem com os fornecedores são um factor decisiva para a criação de valor.
Operações: inclui maquinaria, embalagens, montagem, manutenção de equipamento, testes e outras atividades de criação de valor que transformam inputs no produto final, para ser vendido aos clientes.
Logística de saída: as atividades associadas com a entrega do seu produto ou serviço ao cliente, incluindo sistemas de recolha, armazenamento e distribuição e podem ser internos ou externos à organização.
Marketing e Vendas: São os processos que a empresa utiliza para convencer os clientes a comprarem os seus produtos ou serviços. As fontes de criação de valor aqui são os benefícios que oferece e o modo como os transmite.
Serviço: as atividades que mantêm e aumentam o valor dos produtos ou serviços após a compra. Aqui incluem-se o apoio ao cliente, serviços de reparação e/ou instalação, formação, actualizações, etc.
As actividades de apoio ajudam as actividades primárias. Aqui podemos encontrar:
Infra-estrutura: Estes são os sistemas de apoio que a empresa necessita para manter