Trabalho
Assim, são os seguintes os tipos de proposição: A – Universal afirmativa: Todo S é P. E – Universal negativa: Nenhum S é P. I – Particular afirmativa: Algum S é P. O – Particular negativa: Algum S não é P.
“A lógica clássica das proposições considera apenas dois valores de verdade possíveis: o verdadeiro e o falso. Postula também que esses dois valores se excluem mutuamente. Pressupõe, ainda, que toda proposição tenha ao menos um desses valores. Não admite um valor intermediário entre o verdadeiro e o falso. É por isso que não se consideram como proposições os enunciados interrogativos, exclamativos e imperativos, porque, tomados em si mesmos, não exprimem nada de verdadeiro ou de falso.” (Resumo das pp. 25/26 do livro Notions de logique formelle, de Joseph Dopp, Publications Universitaires de Louvain, Bélgica)
OPOSIÇÃO DAS PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS: Duas proposições são opostas quando têm o mesmo sujeito e o mesmo predicado , mas diferem em quantidade ou em qualidade, ou em quantidade e qualidade ao mesmo tempo:
CONTRÁRIAS – Possuem a mesma quantidade, sendo ambas universais, mas diferem quanto à qualidade, sendo uma afirmativa e outra negativa. Trata-se das proposições “A” (todo S é P) e “E” (nenhum S é P). Se uma dela for verdadeira a outra será falsa e vice-versa, ou seja, as duas não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Se qualquer uma delas for falsa, a outra será indeterminada, pois pode ocorrer que as duas sejam falsas ao mesmo tempo;
SUBCONTRÁRIAS – Possuem