Trabalho
A VBR é um modelo de desempenho com foco nos recursos e nas capacidades controlados por uma empresa como fontes de vantagem competitiva.
Recursos são definidos como ativos tangíveis (ex. fábricas e produtos) e intangíveis (ex. reputação e trabalho em equipe) que a empresa controla e que podem ser usados para criar e implementar estratégias.
Capacidades formam um subconjunto dos recursos de uma empresa e são definidas como ativos tangíveis e intangíveis que permitem que uma empresa crie e implemente tais estratégias. Exemplo: competências de marketing de uma empresa, trabalho em equipe e cooperação entre gerências.
Os recursos e capacidades são divididos em:
Recursos financeiros: incluem todo o dinheiro, de qualquer fonte, que as empresas utilizam para criar e implementar estratégias. Incluem: dinheiro de acionistas, empreendedores, credores, bancos e os lucros retidos (lucro obtido anteriormente e utilizado para investir no negócio).
Recursos físicos: incluem toda a tecnologia física utilizada em uma empresa. Incluem: a planta e equipamentos (ex. tecnologias de hardware e software, robôs e depósitos automatizados), localização geográfica (ex. retorno do Walmart em áreas rurais) e acesso a matéria prima.
Recursos humanos: incluem treinamento, experiência, discernimento, inteligência, relacionamentos e a visual individual dos gerentes e funcionários de uma empresa. É importante não dar valor somente a empreendedores e alto executivos, mas para todos os colaboradores em geral. É um atributo individual.
Recursos organizacionais: atributo de grupo de pessoas. Incluem a estrutura formal de report da empresa, sistemas formais e informais de planejamento, controle e coordenação, cultura e reputação, relações informais entre membros, empresa e ambiente. Dedicação e cooperação mostra lealdade entre funcionários e empresa, abaixo a rotatividade.
VBR é baseada em duas premissas fundamentais.
Heterogeneidade de recursos: empresas