trabalho
Suponhamos dois condutores planos, paralelos e próximos. Se eles forem carregados com cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos, o campo elétrico que se formará entre eles será uniforme. As linhas de força são paralelas entre sí e perpendiculares aos planos; apenas nos bordos o campo deixa de ser uniforme: as linhas de força se curvam.
Capacidade ou Capacitância de um Capacitor
A carga elétrica armazenada em um capacitor é diretamente proporcional à diferença de potencial elétrico ao qual foi submetido.
Assim sendo, definimos capacidade eletrostática C de um capacitor como a razão entre o valor absoluto da carga elétrica Q e a ddp U(ou V) nos seus terminais.
Q = C.U ou Q=C.V
Essa carga elétrica corresponde à carga de sua armadura positiva.
A capacidade eletrostática de um capacitor depende da forma e dimensões de suas armaduras e do dielétrico (material isolante) entre as mesmas.
A unidade de capacidade eletrostática, no SI, é o farad (F). 1 F = 1 Coulomb/Volt.
Capacitor cerâmico
A fabricação de capacitores de disco cerâmico inicia-se pela prensagem de pó cerâmico fino (quanto mais fino o pó, maior será a sua capacitância específica) e sinterização em alta temperatura. Os discos individuais são cortados a partir de grandes chapas cerâmicas. Os eletrodos são pintados sobre a superfície superior e a superfície inferior do disco com tinta prata (solvente orgânico) e um esmalte, seguido por tratamento térmico para secagem da tinta e vitrificação do esmalte sobre o disco cerâmico. Na próxima etapa, um grampo metálico é fixado no capacitor e mergulhados em solda de estanho. Posteriormente, o capacitor é pintado, impressa a sua identificação e a extremidade do grampo cortada. O processo de fabricação é completamente automatizado, fazendo com que o custo do capacitor de disco cerâmico seja muito baixo. As características elétricas do capacitor dependerão do tipo de material cerâmico usado