trabalho
DE
BIOLOGIA
Planta C3
As plantas C3 são aquelas que têm como primeiro produto da fixação de CO2 um composto com 3 carbonos, abrangendo aquelas plantas que possuem somente a enzima Rubisco, pertencente ao Ciclo de Calvin, como alternativa para a fixação do carbono. A reação de carboxilação da Rubisco resulta na produção de duas moléculas idênticas, do mesmo compostos de três carbonos (o ácido 3- fosfo-glicérico).
Plantas que sobrevivem apenas por este mecanismo (plantas em C3) tendem a ocupar áreas onde a intensidade da luz do Sol é moderada, a temperatura é moderada, a concentração de dióxido de carbono é cerca de 200 partes por milhão ou maior, e a água no solo é grande. As plantas em C3 tiveram origem durante os períodos Mesozoico e Paleozoico, e são o tipo mais comum de planta.
PLANTA C4
As plantas C4 e CAM diferem-se basicamente das plantas C3 por possuírem duas reações de carboxilação: a já citada carboxilação promovida pela Rubisco, e a carboxilação promovida pela enzima fosfoenolpiruvato carboxilase (PEPcase). Plantas C4 são assim chamadas por possuírem um ciclo C4 de fixação de carbono, apresentando uma primeira reação de carboxilação que resulta em um composto de 4 carbonos (o ácido oxaloacético), produto da reação da PEPcase.
Em geral, o ciclo C4 pode ser dividido em seis fases (fig 26): 1) fixação de CO2; 2) transporte do composto de 4 carbonos (malato nesse tipo de ciclo C4); 3) descaboxilação do composto de 4 carbonos; 4) carboxilação pela Rubisco, no Ciclo de Calvin; 5) transporte do composto de 3 carbonos; e 6) regeneração do fosfoenolpiruvato (PEP). Observe que nesse tipo de ciclo C4, o piruvato é o composto de 3 carbonos transportado de volta à célula mesofílica, após a descarboxilação do composto de 4 carbonos.
Exemplos de plantas C4 são milho, cana-de-açucar etc.
PLANTA CAM
O Metabolismo ácido das