trabalho
Este trabalho tem como objetivo relatar atrajetória percorrida, ao longo dos tempos, pelas mulheres de modo a alterar o seu estatuto e a conceberem direitos que as aproximassem dos do sexo masculino, ou até mesmo idênticos, de modo a acabar com asociedade machista e conservadora que perdurou até ao século passado. Para tal apresentarei alguns documentos e indicarei o caso português. Recorrerei, também, a acontecimentos datados para conferirmaior objetividade ao trabalho.
Palavras-chave:
Mudança do estatuto feminino;
Afirmação histórica da mulher;
Evolução dos direitos da mulher.
Introdução
O presente trabalhopretende integrar os conceitos relevantes e uma pesquisa dos aspetos concernentes ao tema, de modo a facultar uma base de apoio e estudo para melhor compreensão das transformações sociais e culturaisocorridas no terceiro quartel do século XX, especificamente a afirmação dos direitos da mulher.
Desde a génese da nossa espécie que a mulher era tratada de forma diferente, sendo associada ao sexofraco, que hoje sabemos que não existe, e estando sempre dependente e submetida ao sexo masculino. Durante inúmeros séculos a função feminina era somente procriar, cuidar do lar, dos filhos e do seumarido. No entanto esta realidade começou a alterar-se, e essa alteração foi realizada e verificada ao longo de três momentos. O primeiro momento foi no decorrer do século XIX com o surgimento dosmomentos feministas. O segundo durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, com a partida dos homens para o conflito e a ficada das mulheres, que ocuparam as obrigações dos seus cônjuges, de modo aassegurar o seu próprio sustento, dos seus filhos e da sua habitação. Por fim, o terceiro momento deu-se nos anos 70 do século XX, com a crescente afirmação não só da mulher e do seu estatuto como também...