trabalho
Daniela da Silva Barboza
Maria Zeny da Silva de Souza
Luciana Lima Alves
TRANSPORTE ESCOLAR
Tutora: Juliana Barbosa
Engenheiro Coelho-SP
16/04/2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Daniela da Silva Barboza
Maria Zeny da Silva de Souza
Luciana Lima Alves
TRANSPORTE ESCOLAR
Tutora: Juliana Barbosa
Engenheiro Coelho - SP
22/04/2014
RESUMO
Destaca-se, entre os princípios apontados para o desenvolvimento do ensino, a promoção de ações que assegurem a igualdade de condições para o acesso e a permanência à escola, visto que temos alguns problemas no transporte escolar em nosso município sabe-se que o contexto social brasileiro é permeado pela desigualdade e pela falta de oportunidades ao exercício de muitos dos direitos fundamentais do cidadão. Esta realidade, por vezes, é tão forte que a simples disponibilização do ensino público e gratuito não é suficiente para assegurar o acesso e a permanência da criança e do jovem na escola. O educando, em especial o mais carente, possui inúmeras dificuldades para manter-se na escola, por essas razões, o oferecimento do transporte público gratuito, ajuda muito no acesso desse aluno na escola ou mesmo para assegurar a sua permanência no ensino.
O presente trabalho conclusivo tem como objetivo identificar o problema educacional que ocorre no município de Piraquara, envolvendo a falta de transporte escolar para atendimento dos alunos que vivem nas áreas rurais e de difícil acesso, em especial aqueles que estudam nas escolas estaduais.
Primeiramente faremos uma apresentação da política do atual governo em relação à educação e o papel do FNDE nessa política;
O governo brasileiro, segundo dados do Instituto de Pesquisa econômica (Ipea), investe, em média, 3,8% do PIB em educação. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2006, o investimento é de 4,5%, muito abaixo da média dos países industrializados.