Trabalho
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos,principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2011).
O termo BRIC foi criado em 2001 para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra "S" em referência a entrada da África do Sul. Desta forma, o termo passou a ser BRICS. Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico, apesar disso, são considerados mais vulneráveis que a média em relação aos possíveis choques da economia mundial. Todavia estudos desenvolvidos por consultorias especializadas em pesquisas de risco, apontam o Brasil como o menos suscetível aos riscos globais.
Mesmo liderando negativamente alguns indicadores como índice de dívida pública e índice de produção industrial, diferentes aspectos descredenciam os demais países da aliança em relação ao aspecto vulnerabilidade.
Segundo o Atlas de Risco Global da consultoria Alyson Warhurst, a evolução da governança em Índia, China, Rússia e Brasil não acompanhou o ritmo do crescimento econômico, deixando-os vulneráveis a riscos como terrorismo e mudanças climáticas.
O relatório afirma que Índia e Rússia estão entre os 41 países classificados como de alto risco, expostos a riscos como má governança, corrupção sistêmica e terrorismo. A China, que também está exposta a riscos de segurança, é classificado como de médio risco devido à improbabilidade de convulsão social ou política em escala nacional, disse o relatório.
O Brasil também foi classificado como de risco médio, mas foi