Trabalho
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE
CONSELHEIRO LAFAIETE
NYELSEM DA SILVA F. ALVES
ACONTECIMENTOS EM DETONAÇÕES
Trabalho apresentado ao 9° período, do curso de Engenharia de Minas, à disciplina de Desmonte de Rochas da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Conselheiro Lafaiete, Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC. Professora: Flavia Emery.
CONSELHEIRO LAFAIETE
2014
Na quarta-feira (dia 20), a detonação de rochas para obras de duplicação da BR-101 na cidade de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis-SC, atingiu nove casas. Ao menos uma delas foi interditada, fazendo uma grande cratera na parede. As rochas voaram cerca de 500 metros de distância. Denotações são frequentes neste tipo de obras.
A Defesa Civil da cidade solicitou relatórios de cálculos e uso de explosivos para descobrir qual foi à falha, podendo notificar e multar o consórcio SIM, responsável pelo trabalho, que é composto pelas empresas Sulcatarinense, Iecsa e Momento.
Moradores de Palhoça, na Grande Florianópolis, que moram às margens da BR-101, levaram um susto na tarde desta terça-feira. Famílias de nove casas foram surpreendidas por uma verdadeira chuva de pedras que causou muitos prejuízos. O incidente ocorreu por volta das 14h, quando a empresa responsável pela duplicação da rodovia deu início à detonação de rochas. Pedaços de pedras voaram pela região, atingindo as residências.
Em uma delas, uma pedra entrou pelo telhado e caiu sobre a mesa, onde uma família havia acabado de almoçar. Por pouco uma senhora de 85 anos não foi atingida.
Das nove casas atingidas, a mais prejudicada teve toda a estrutura comprometida por um pedregulho que entrou pela parede da sala. A Defesa Civil interditou o local.
O consórcio responsável pela detonação (formado pelas empresas