trabalho
PSICOLOGIA JURÍDICA
Responda às perguntas abaixo, com base no texto: Psicologia jurídica: história, ramificações e áreas de atuação.
01- Em que contexto histórico surgiu a Psicologia Jurídica?
Desde o início do século XIX, quando os médicos foram chamados pelos juízes da época para desvendarem o “enigma” que certos crimes apresentavam; passando pelo surgimento da Psicologia Criminal, em 1868; pelo nascimento da Criminologia, em 1875; e finalizando com a introdução do termo Psicologia Jurídica por Mira Y Lopez em 1950.
02– Quais foram as mudanças ocorridas na Psicologia Criminal, a partir do séc. XIX ?
A partir do final do século XIX, A Psicologia Criminal começou a ser dona do seu próprio destino. Suas investigações realizaram-se com mais frequência e como um maior rigor metodológico.
03– De acordo com Mira Y Lopes, como se constitui o caráter na dinâmica de personalidade?
Segundo Mira Y Lopez Mira Y Lopez (2008), é comum dizermos que o caráter é o fator mais importante na descrição da personalidade de uma pessoa. De fato, quando enumeramos. as características pessoais de um sujeito, dizemos que o
“caracterizamos”, ou seja, que damos conta do seu caráter.
Em sua opinião, os fatores endógenos impulsionam o indivíduo para uma conduta puramente animal, objetivando a satisfação de seus anseios. Já os exógenos, ao contrário, conduzem o indivíduo à completa submissão ao meio externo. Essa clássica disputa entre o endógeno e o exógeno tem como produto final o tipo de conduta externa que a pessoa apresenta, e isto representaria o seu caráter.
04– Como os autores abordam “o perfil do criminoso”?
Cohen (1996, p.10) defende a idéia de que “melhor do que procurar rotular ou classificar ‘tipos criminosos’ seria procurar estabelecer possíveis relações entre uma condição humana, em um determinado contexto, com a prática de ilicitudes”.
Na perspectiva de Segre (1996, p.27), o criminoso é o objeto do