Trabalho
FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Trabalho 1:A teoria da Escola de Relações Humanas
Disciplina: Comportamento Organizacional
Professor: Me. Nelson Germano Beck
Acadêmico: Arthur Eloi Cassol
Casca, Maio de 2014
RESUMO DO CAPÍTULO 2
A TEORIA DA ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS
a) Biografia do autor GEORGES ELTON MAYO;
Nacido em Adelaide, Australia em 1880, Mayo foi um psicólogo industrial australiano que, por volta de 1920, lecionou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Mayo revelou a importância de considerar os fatores sociais implicados em uma situação de trabalho, no qual, lhe trouxe reconhecimento. Suas contribuições foram fundamentais para a escola de Relações Humanas.
b) CAPÍTULO 2:
2.1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo geral descrever o surgimento e funcionamento da escola de relações humanas, pois somente depois destes estudos que o conceito que se tinha de ser humano foi mudando, e assim mostrado que ele não é totalmente controlável e previsível. O foco deste estudo será nos aspectos internos e relacionais da organização.
2.2 ORIGENS Nesse trabalho serão descritas as origens imediatas e mediatas da Escola de Relações Humanas, bem como suas causas e funcionamento, que deram início a Escola de Relações Humanas.
2.2.1 ORIGENS IMEDIATAS As causas imediatas do aparecimento da Escola de Relações Humanas foram os estudos e as experiências realizadas em 1927 por professores da Universidade de Harvard em uma fábrica de equipamentos telefônicos de Hawthorne. Os resultados dos estudos de Hawthorne foram que a produtividade dos trabalhadores era determinada por padrões e comportamentos informais estabelecidos pelo grupo de trabalho, que os grupos eram influenciados por elementos que traziam hábitos próprios e quando existia um conflito entre regras de trabalho e padrões a tendência era diminuir a produtividade.
2.3 ORIGENS