trabalho
Em seu livro a Urbanização Brasileira Milton Santos analisa e discute as características do crescimento urbano brasileiro tendo como foco osprocessos sociais econômicos e territoriais. Aborda a desmetropolização das cidades brasileiras em oposição ao fenômeno de metropolização dominante até meados dos anos 80, responsável pela fragmentaçãoterritorial. Devido às mudanças decorrentes desse processo é necessário propor uma teoria de urbanização brasileira como processo, forma e conteúdo dessa forma, portanto Milton Santos trás em seu livro umaabordagem que subsidiará o processo de compreensão da urbanização que segundo ele, ao adquirir um maior grau de complexidade com o passar dos anos não pode mais ser explicada pelos sistemasclássicos.
Milton Santos problematiza algumas questões tais como:a sobrevivência da maioria dos brasileiros na cidade;a distribuição das pessoas segundo as classes sociais e os níveis de renda ; habitação ,mobilidade, educação, saúde, lazer e seguridade social ;A definição dos lugares sociais na cidade , o centro, a periferia, a deteriorização crescente das condições de exigências. Até que ponto seriaprovido às necessidades básicas da população em detrimento a uma boa qualidade de vida nas cidades neste contexto da urbanização brasileira?
Nesta obra Milton Santos tem como objetivo fornecer umconjunto de estudos sobre a realidade brasileira. Para tanto se faz crítico em sua obra de síntese se debruça sobre as mais variadas analises, porém pretendendo ser obra de síntese apresenta três principaisdeficiências, como obra de síntese tende a ser critica e não há obra critica que possa se contentar apenas de achados unicamente originais, sem a base de analises que a precedam com idênticasintenções, mesmo que se refiram a épocas passadas. Outro ponto é que mesmo com todo o conhecimento da multiplicidade dos fenômenos sociais e sua desenvoltura de falar sobre estes o autor é um geógrafo