trabalho
Mico leão dourado
Nome cientifico - Leontopithecus Rosália
Habitat - O habitat deste animal no Brasil é a região montanhosa do sudoeste do Rio de Janeiro.
Nicho ecológico - Costuma ser avistado em grupos familiares e vivem cerca de oito anos. Sua dieta apresenta frutos, alguns invertebrados e pequenos vertebrados. São responsáveis pela dispersão de uma grande quantidade de sementes e, portanto, muito importantes nesse bioma..
Reprodução – A fase de reprodução da fêmea ocorre entre os meses de setembro a março. Ele costuma gerar de 1 a 3 filhotes.
Alimentação – Alimenta-se principalmente de insetos, frutas, lagartos, ovos de aves e pequenos pássaros.
Bioma que pertence - Mata Atlântica
Papagaio charão
Nome cientifico – Amazona pretrei
Habitat – É uma espécie endêmica da Mata Atlântica e da Mata de Araucária, habitando a parte baixa das matas ao longo dos rios, orla de plantações de eucaliptos e pinus.
Nicho ecológico –
Reprodução – Põe de 2 a 4 ovos , incubados por um período de 22 a 24 dias, uma vez por ano.
Alimentação – Na natureza alimenta-se de castanhas, frutas silvestres e sementes (principalmente de leguminosas). Em cativeiro são oferecidos, além da ração comercial, frutos, sementes e vegetais.
Bioma que pertence – mata da araucária
Curiosidades : O papagaio-charão é considerado uma das aves mais ameaçadas de extinção da América do Sul, principalmente por causa da venda dos filhotes retirados dos ninhos.
Gralha azul
Nome cientifico- Cyanocorax caeruleus
Habitat- : florestas de araucária, floresta Atlântica e a planície litorânea.
Nicho ecológico – A gralha-azul é uma ave cujo hábitat são as árvores da mata de araucárias, típicas da Região Sul do Brasil. Ela alimenta-se de pinhões, sendo o principal dispersor de sementes do pinheiro-do-paraná
Reprodução – No período reprodutivo que se inicia em outubro e se prolonga até março, todos os indivíduos colaboram na construção de ninhos nas partes mais altas