trabalho
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL
O FORDISMO
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem finalidade e apresentar o Fordismo que foi modelo automobilístico em massa.
O Fordismo é um método de produção caracterizado pela produção em série, idealizado pelo empresário Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, tal método veio sendo como um aperfeiçoamento do taylorismo através da introdução da esteira na linha de montagem, aperfeiçoamento dos princípios e meios de organização do taylorismo. Porem os veículos eram montados em esteiras que deixa fácil trabalho dos operários, que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado e o ápice do Fordismo foi pós-guerra, e sua produtividade crescente, barateamento de bens de salário.
Fordismo É o nome dado a um modelo de produção automobilística em massa, foi instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, assim por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto e gestão idealizados em 1913 pelo empresário americano Henry Ford (1863-1947), autor do livro "Minha filosofia e indústria", fundador da Ford, em Highland Park, Detroit. Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa. Ou seja, esse "conjunto de mudanças nos processos de trabalho (semi-automatização, linhas de montagem)" é intimamente vinculado as novas formas de consumo social.
Esse modelo revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando Ford introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ele seguiu à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras