trabalho
Milton Santos acredita na existência de uma nova globalização, uma na qual não haja tanta pobreza para gerar tao pouca riqueza. Atualmente a mídia ajuda o comercio e a globalização, fazendo com que as pessoas fechem seus olhos para a exploração de mão de obra e para a pobreza. Dessa forma, a globalização atualmente é aquela na qual o lucro de poucos surge com a destruição do meio ambiente, da cultura e dos direitos dos seres humanos.
As grandes empresas lucram com a globalização, pois elas destroem o meio ambiente e privatizam a água e as florestas e não são impedidas, logo pelo contrario, elas recebem apoio do governo. Essas multinacionais aumentam o poder econômico do estado, o que faz com que elas cresçam de forma a tomar decisões importantes para a sociedade. Sendo assim, é necessário que o governo retome o seu poder e haja de forma a beneficiar a sociedade e não as grandes empresas.
Os EUA exercem a globalização como fabula, ou seja, é necessário consumir e produzir para haver um crescimento econômico, e para haver uma continuação do ciclo da globalização; Porem isso impede a visão mais ampla, que retoma a globalização como ela é, como por exemplo os EUA, que joga alimentos fora para evitar o prejuízo, ou seja, quando a produção é maior que a demanda, eles destroem os alimentos para não diminuir o preço do produto, e enquanto isso acontece ha países na Africa, onde pessoas morrem de fome. Então, isso mostra que a globalização atual visa o lucro, sem pensar na humanidade.
A globalização para Milton Santos